Acabou !

Próximo “mês” tem mais.

 

Suporte a alunos com dificuldade

de aprendizagem ? 

 

Atendimento especializado a crianças

e adultos com baixa visão ou cegueira ?

 

Você sabe ler com as mãos  ?

 

Profª Maria da Graça F. Corsi

(011) 99629 8668

 

E mail graca62@iron.com.br

 

 

Caixa de texto: Detecção precoce ajuda a retardar a evolução do glaucoma.

Dentre os 60,5 milhões de pessoas no mundo que são portadores de glaucoma, apenas uma minoria sabe que tem a doença. Muitas vezes denominada de "ladrão furtivo da visão", o glaucoma não apresenta sintomas perceptíveis em seus estágios iniciais. 
“A perda de visão avança de uma maneira tão gradual que as pessoas afetadas pela doença muitas vezes desconhecem que tem o problema até que a sua visão já esteja completamente comprometida”, explica a oftalmologista Márcia Lucia Marques (CRM-SP 110.583), especialista em glaucoma, que também integra o corpo clínico do IMO.

A recomendação médica em relação ao glaucoma é agir preventivamente. 

Todos os adultos com mais de 40 anos devem anualmente realizar um exame ocular completo, que inclui um exame de fundo de olho detalhado, pois este é o momento em que os primeiros sinais de doenças e as primeiras alterações na visão podem começar a aparecer. Já algumas pessoas estão em maior risco de desenvolver glaucoma e podem precisar ir ao oftalmologista mais frequentemente, especialmente para testes de glaucoma.

Segundo a oftalmologista Márcia Lucia Marques, “O número de pacientes que continuam a ficar cegos devido ao glaucoma de ângulo aberto ainda é inaceitavelmente alto. Isto é provavelmente devido ao diagnóstico tardio, à nossa compreensão incompleta do glaucoma e à falta de aderência ao tratamento por parte dos pacientes. Por isso é fundamental que a pesquisa sobre esta doença devastadora continue evoluindo e que todos os oftalmologistas permaneçam vigilantes na procura de sinais precoces de glaucoma durante os exames de rotina” 

Esses fatores de risco para o glaucoma incluem:

·       Pressão dos olhos elevada;
·       Idade avançada;
·       História familiar de glaucoma;
·       Ascendência africana ou etnia latina;
·       Área central da córnea mais fina;
·       Pressão arterial baixa;
·       Diabetes mellitus tipo 2;
·       Miopia;
·       Mutações genéticas.

"Ao longo dos anos, nos deparamos com pacientes que apresentavam fatores de risco claros para o glaucoma, mas que não sabiam desses riscos. É lamentável pensar o quão diferente a vida dessas pessoas poderia ser se elas tivessem tomado conhecimento desses riscos e tivessem feito um exame oftalmológico completo antes. É crucial que as pessoas saibam que uma vez que a visão é perdida em função do glaucoma, ela não pode ser restaurada”, informa Márcia Lucia Marques.
                                                  Fonte: http://diario do litoral

Locais onde encontrar atendimento:
 - Se você possui um plano de saúde, basta agendar uma consulta de rotina com o oftalmologista.
- Se você depende do serviço público de saúde, peça encaminhamento no seu posto de saúde para outro que conte com esta especialidade.
- Informe-se nos grandes Hospitais, conhecidos pela população como Hospital escola.
- Em São Paulo, há três grandes hospitais que atendem nesta especialidade:
         Hospital das Clínicas (Metro Clínicas)
         Santa Casa de Misericórdia (Metro Sta. Cecília)                 
         UNIFESP (Metrô Santa Cruz)

 

Avanços científicos permitem que a probabilidade de cegueira pelo glaucoma, caia pela metade.

A probabilidade de cegueira devido ao glaucoma, doença ocular grave, diminuiu quase pela metade desde 1980, de acordo com um estudo publicado na Ophthalmology, revista da Academia Americana de Oftalmologia. Os pesquisadores apontam que os avanços no diagnóstico e na terapia são as prováveis causas para a queda, mas ainda existe o temor que numa proporção significativa de pacientes à doença continue progredindo até chegar à cegueira. O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. Nos Estados Unidos afeta mais de 2,7 milhões de pessoas com mais de 40 anos e 60,5 milhões de pessoas no mundo. Mudanças significativas nos critérios de diagnóstico, novas terapias, bem como melhorias nas técnicas de gestão do glaucoma têm beneficiado os pacientes individualmente, mas os efeitos dessas mudanças sobre as taxas de deficiência visual em um nível mundial ainda era incerto.

Este novo estudo, realizado por uma equipe da Clínica Mayo, foi o primeiro a avaliar as mudanças de longo prazo no risco de progressão da doença para a
cegueira e a incidência da população afetada pela cegueira relacionada com o glaucoma. Ao identificar as tendências epidemiológicas do glaucoma, os pesquisadores esperavam obter insights importantes sobre as melhores práticas para a distribuição dos recursos de saúde, bem como abordagens de gestão da doença para populações inteiras.

Para isso, os pesquisadores revisaram todos os casos incidentes (857 casos no total) de glaucoma de ângulo aberto, a forma mais comum da doença, diagnosticados em Olmsted County, Minnesota, entre 1965-2009. Eles descobriram que, em 20 anos, a probabilidade e a incidência de cegueira da população devido ao glaucoma de ângulo aberto, em pelo menos
um dos olhos, tinha diminuído 25,8% para os indivíduos diagnosticados entre 1965 e 1980, e 13,5% para os pacientes diagnosticados entre 1981 e 2000. A incidência de cegueira da população nos 10 anos de diagnóstico também diminuiu de 8,7% para 5,5%, para aqueles grupos, respectivamente. No entanto, 15% dos pacientes diagnosticados mais recentemente ainda progrediram para quadros de cegueira.                                                                                                                                                 

 Fonte: http://diario do litoral

 

Notícias 3

Caixa de texto: Espaço

Reservado

Para sua

Notícia.
Caixa de texto: Linhas de Ensino              Escolas                    Vivendo e Aprendendo         
Caixa de texto:  Testes em bebês. Exija seu direito!

Os testes do Olhinho e da Orelhinha são menos conhecidos do que o do Pezinho. Em algumas cidades estes exames são gratuitos e disponibilizados pelos SUS, mas nem todos fazem porque não é obrigatório como o Teste do Pezinho. Médicos alertam que cuidados oculares e auditivos devem começar desde o nascimento.
O que poucos sabem é que o Teste do Olhinho e o Teste da Orelhinha, servem para detectar problemas visuais e auditivos respectivamente, e em algumas cidades brasileiras estes exames são gratuitos e oferecidos pelo SUS.  
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela infantil podem ser prevenidas ou tratáveis se fossem detectadas precocemente. Estima-se que o número de crianças cegas em todo o mundo chegue a 1,4 milhões. O Teste do Olhinho deve ser feito ainda bebê. O primeiro exame deve ser feito até a primeira semana de vida, sendo o mais recomendado fazer isso antes da alta hospitalar. Esse procedimento ajuda a diagnosticar e prevenir diversas patologias oculares, evitando assim uma cegueira irreversível.
De acordo com o oftalmologista Kássey Vasconcelos, as doenças mais comuns e que podem ser identificadas com o teste do olhinho são: descolamento de retina, catarata e o glaucoma congênito, que podem levar à cegueira e a Retinoblastoma, a mais perigosa delas, pois se trata de um tumor ocular maligno e agressivo que ataca a visão de crianças e, se não tratado corretamente, pode levar à morte. 
Outro teste muito importante é o da orelhinha, chamado também de triagem auditiva neonatal. Ele detecta se o recém-nascido possui problemas de audição e, assim, já é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível. De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 9 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva. Por isso, especialistas recomendam que o exame seja feito o quanto antes, se possível ainda na maternidade do hospital. 
Para alegria das mães e dos pais, ambos os testes são indolores e rápidos de fazer. 

Fonte: www.jornaldiadia.com.br          
Caixa de texto: Curiosidade sobre fogos de artifícios.

Cada tipo de produto pirotécnico tem uma classificação, de acordo com seu poder de explosão ou queima. Essa classificação está adequada a idade do usuário e de acordo com a norma do Ministério do Exército, R 105, para isso todo produto deve possuir na embalagem sua classificação, que pode ser:
- Classe A (Infantil) - Podem ser vendidos a menores e sua queima é livre (recomendável assistência de adultos).
- Classe B (Juvenil) - Podem ser vendidos a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidade com vias públicas (recomendável assistência de adultos).
- Classe C (Adulto) - Venda proibida a menores de 18 anos.
- Classe D (Profissionais) - Venda proibida a menores de 18 anos. Só pode ser queimado com licença prévia da autoridade competente.                                                Fonte: O tempo.com.br

A picada de um mosquito pode levar à cegueira?

 

Sim, há insetos cuja picada pode provocar cegueira. No Brasil, diferentes grupos de insetos são chamados popularmente de mosquitos. Os insetos conhecidos como borrachudos na região Sul e como piuns no Norte, podem transmitir doenças que causam lesões oculares, podendo levar à cegueira. Esses vermes, a oncocercose e a mansonelose não vivem no nosso sistema linfático e/ou sanguíneo; eles se desenvolvem no nosso sistema linfático e/ou sanguíneo após serem introduzidos pela picada do mosquito, alojando-se em nódulos por baixo da pele (no caso da oncocercose, provocada pelo Onchocerca volvulus) e nas veias do tubo digestivo (no caso da mansonelose, causada pela Mansonella ozzardi). A cegueira pode ocorrer quando o verme se instala no globo ocular. Victor Py-Daniel -Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília.                                         

                                                           Fonte: CH 310 - Google Alerta

 

 

 

 

 

                                                                               Fonte: TVI 24

 

Home Page

Apresentação

Quem é ?

Endereços

O Livro

Foto do Mês

Notícias

Sites

Humor

Crônica

Eu Quero

 

Pensadores

Horóscopo

Cursos Técnicos

Utilidades

Aula Virtual

Fale conosco