Lev Semenovich Vygotsky

Caixa de texto: Vygotsky, na verdade seu nome completo era Lev Semenovich Vygotsky nasceu aos 17 de novembro de 1896, em Orsha (Belarus), filho de uma pródiga família judaica. Ingressou em 1911 na escola, após  seus estudos com tutores e em 1913, iniciou os estudos na Universidade de Moscou, formando-se em direito em 1918.

1924 - Vygotsky é convidado por Kornilov para trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou, onde conheceu seus discípulos e colaboradores Alexander Luria e Alexei Leontiev. Vygotsky também estudou história, filosofia, literatura, psicologia e medicina. 

1925 – Escreve Psicologia da Arte, publicada somente em 1965. Nesta mesma década sete de seus artigos são publicados no mundo ocidental.

1934 – Ocorre a publicação de Pensamento e Linguagem e no mesmo ano vem a falecer, aos 37 anos, vítima de tuberculose.

A proposta de Vygotsky e seus colaboradores buscou integrar na mesma perspectiva, o ser humano – corpo e mente, como ser biológico e cultural, membro de uma espécie animal e participante ativo de um processo histórico.

Vygotsky viveu um momento histórico marcado pela orientação predominante da União soviética pós-revolucionária e via, no materialismo histórico e dialético de Marx e Engels, uma fonte teórica essencial para suas próprias elaborações (Kohl, Marta). 
Segundo Kohl, as concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano, fundamentam-se na ideia de que as funções psicológicas superiores se constroem de acordo com a história social vivenciada pelo homem. Por esta razão, as funções não podem ser fixas, mas um sistema aberto que possibilite criar novas funções. 

As funções mentais são organizadas pela ação de diferentes elementos atuando de modo articulado, onde cada um desempenha um papel neste complexo sistema funcional. Assim, o cérebro pode buscar diversos caminhos para resolver as situações.  O funcionamento psicológico está ligado à relação do indivíduo com o meio sociocultural onde vive.
Nesta concepção, a organização cerebral baseia-se em sistemas funcionais, transformando-se ao longo do desenvolvimento de cada indivíduo, onde as funções superiores tornam-se mais importantes. Evidencia-se a forte entre os processos psicológicos humanos e a inserção do indivíduo no contexto sócio-histórico.

Conceitos fundamentais em Vygotsky
Processos psicológicos superiores - típico da espécie humana
O ser social e histórico - o salto do biológico para o cultural 
Mediação simbólica / cultura
Pensamento / linguagem
Desenvolvimento / aprendizagem
Funcionamento cerebral como suporte biológico do funcionamento psicológico – a neuropsicologia de Luria e teoria das atividades de Leontiev (Coletânea Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. As atividades psicológicas são consideradas superiores, quando se diferenciam de mecanismos mais elementares, como ações reflexas, automatizadas ou de associação simples entre eventos. 

Mediação Simbólica.
A relação entre sujeito e resposta é intermediada por um novo elemento.     Este elemento é o mediador da ação.

A Mediação é um processo essencial para possibilitar as atividades  psicológicas voluntárias, intencionais, controladas pelo próprio indivíduo.
Segundo Vygotsky, a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas mediada por ferramentas auxiliares. 

Há dois tipos de mediação:
 Instrumentos e Signos.

Instrumentos: 
Um objeto social que pode mediar a relação entre o indivíduo e o mundo.
-O homem produz seus instrumentos com objetivos específicos.
-Reutilizam em outros momentos.
-Transmitem sua função a outros membros do grupo, no processo histórico-cultural.

Signos: 
São instrumentos da atividade psicológica que auxiliam o homem em tarefas que exigem memória ou atenção.     
                                                                                                             
Signos X Instrumentos

Agem como ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos e não nas ações concretas como os instrumentos.

Os uso dos signos, como marcas externas, se transforma em processos internos de mediação, num mecanismo chamado de processo de internalização. 
Os signos são organizados em estruturas complexas e articuladas e o homem passa a usar signos internos, que são representações mentais que substituem objetos concretos.

Fases: 

Pré-Linguística (pensamento): Inteligência prática = utilizar um objeto como instrumento para alcançar um fim. Independe da linguagem, Vygotsky considera esta fase, como pré verbal no desenvolvimento do pensamento.

Pré-Intelectual (Linguagem): Expressão Emocional – não há uma comunicação precisa.
Pensamento e linguagem favorecem a comunicação, pois o uso de instrumentos, possibilita o planejamento e a ação coletiva no grupo cultural o que permitirá a transformação
 do processo sócio histórico.
Os significados propiciam a mediação simbólica entre o indivíduo e o mundo. Aos poucos, ocorre o ajustamento dos significados com os conceitos que predominam no grupo cultural e linguístico. O significado unifica as duas funções básicas da linguagem: intercambio social e pensamento generalizante.
Os conceitos são construções culturais , internalizadas pelos indivíduos ao longo do seu processo de desenvolvimento.
Níveis de Desenvolvimento: 
Nível de desenvolvimento real: é a capacidade de realizar tarefas de forma independente.
Nível de desenvolvimento potencial: é a capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de outras pessoas.
Nível de desenvolvimento proximal é a capacidade de fazer algo em que hoje precisa de ajuda, mas amanhã conseguirá fazer sozinho. 

A aquisição da escrita.
O percurso proposto sofrerá variações conforme a experiência concreta e a cultura onde a criança está inserida.

A Percepção.
Abordagem  centrada no  desenvolvimento humano, a percepção torna-se cada vez mais um processo complexo, distanciando-se das determinações fisiológicas dos órgãos sensoriais embora, continue a basear-se nas possibilidades desses órgãos físicos. Deste modo a formação de conceitos concretiza as concepções de Vygotsky sobre o processo de desenvolvimento.

Bibliografia
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1995.
 ________ e outros. Piaget, Vygotsky e Wallon. São Paulo: Summus Ed. 1992.
MOISÉS, L. Aplicações de Vygotsky à educação da matemática. São Paulo: Papirus,2000.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984
_________Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Caixa de texto: Linhas de Ensino              Escolas                    Vivendo e Aprendendo

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